sábado, 29 de setembro de 2012

Sua vida, seu peso, sua saúde: SUA ESCOLHA.

A vida é sua, a escolha é SÓ sua. 
Uma das metas que estabeleci (para mim) esse ano seria a manutenção do peso e se possível... levar a sério atividade física. Sei o quanto isso é complicado para quem não gosta (como eu) de malhar. Cada hora de academia é uma tortura mas com o costume a gente acaba vendo o sacrifício valer a pena. Poderia fazer aqui o discurso do suor, blá blá blá... mas a verdade é que não suo, sei lá porquê. Mesmo depois da esteira, do circuito de musculação, da yoga e das aulas (raras) de cardio, raramento suo... Posso ficar vermelha, branca... baixar a pressão, mas suar a camisa que é bom (dizem) não. 
A decisão tomada foi mais por uma questão de saúde e prevenção, afinal fiz 40tinha esse ano, do que por vaidade. Se for colocar na balança preguiça e vaidade... a primeira ganha disparado. Mas claro que fico feliz com os resultados, quem não fica? É bom se sentir bem, leve, bonita e ver as roupas caindo folgadas no corpo. Continuo feliz com meu manequim 40 e no stress para diminuir numeração ou peso. Estou com a percentual de gordura corporal bom, algo entre 23 e 24%, o que me satisfaz. Se chegar a 21% vai ser assim, nesse ritmo que estou, sem pressa. E para comemorar vou acabar fazendo festa e detonando todo esforço, kkkkkkkk. Menos de 20% é para atletas de verdade, profissionais que vivem da beleza ou gente que realmente gosta disso, não é o meu caso. Claro que tenho minhas encucações, do tipo a pochetinha que não sai de jeito nenhum (e descobri que não sairá jamais... só com cirurgia, pois não é gordura, é excesso de pele flácida, meu "prêmio" depois de 2 partos, aff). Tem hora que ela me incomoda, mas em geral o botão do "tô nem aí" está ligado no volume máximo. Também sou cismada com meus braços, acho gordos, não deixo de fazer a série para evitar a terrível pelanca do tchauzinho. Mas é basicamente isso. Tem gente que tem horror às estrias. Tenho poucas, clarinhas. Nas pernas, típicas do estirão que dei na adolescência (cresci muito e rápido) e outras que considero medalhas de honra, são duas, nas laterais da pochetinha, saíram na última semana de gravidez das filhotas. Já me perguntaram se não queria fazer tratamento, que hoje tem recurso para apagar, melhorar, etc... mas a verdade é que sou meio apegada a elas. São minhas e gosto delas onde estão, um tipo de tattoo natural! Enfim, cada doida com suas manias.
Fico satisfeita principalmente por não ter desistido, estou lá pelo menos 3 vezes por semana, e para surpresa geral da nação, rs... de vez em quando até nos fins de semana. 
Hoje vou, por que quero... por que estou sentindo falta e não sei explicar isso. Ainda não consigo admitir que esteja começando a gostar, ao menos que tenha virado masoquista. Sei lá.
Robim Lawley, modelo da Ralph Lauren, veste 12.
O motivo desse papo saúde&beleza todo?
Por conta da tal ditadura da magreza que anda botando caraminholas na cabeça de muita gente, principalmente nas mais jovens que acham que o mundo vai se acabar se não entrarem num manequim 34 ou 36. Já escutei que 36 era coisa de obesa. Pode isso?!? Essa semana li uma matéria sobre uma modelo linda de viver, que é considerada plus size. Acho que tem algo errado quando uma mulher (belíssima por sinal) daquelas é considerada plus! Posso estar errada, redondamente enganada, mas no meu modo de ver... ela é absolutamente normal, saudável. Gorda? GORDA?!? De modo algum! Ela veste manequim 12 americano, equivalente a um 44 ou 46 no Brasil. 
Em seu site (http://www.thedailybeast.com/articles/2012/09/26/ralph-lauren-plus-size-model-robyn-lawley-i-m-proud-of-my-body.html?utm_medium=email&utm_source=newsletter&utm_campaign=cheatsheet_afternoon&cid=newsletter%3Bemail%3Bcheatsheet_afternoon&utm_term=Cheat%20Sheet), a modelo fala sobre como sofreu para perseguir o exigido padrão zero das modelos e como isso lhe fez mal. E como isso faz mal a milhares de mulheres, que perseguem corpos ideais e irreais. Modelos e personalidades vítimas de bulimia e anorexia por conta dessa busca louca. Meninas que com apenas 7 anos já falam e fazem dieta! Tem algo de muito errado nesse padrão imposto pela moda. Até a Lady Gaga está sendo criticada agora por estar "gorda". Confiram a foto que ela postou e vejam a "obesidade" da cantora, que agora prega uma body revolution, justamente pq não aguenta mais viver-sofrer em dieta. Sim, ela engordou uns 10 quilos. E daí? Deixou de ser Lady Gaga? Deixou de ser a artista que seus fãs adoram? Espero que não. No que me diz respeito não faz a menor diferença!
Sabiam que já inventaram até um tipo de cirurgia plástica que te deixa com barriga de "tanquinho"? Sinceramente... fico de queixo caído com tudo isso.
Cuidar da saúde, sim. Cuidar do seu corpo, sim. Cuidar da alimentação, sim.
 Mas sem radicalismo ou neurose! Tenho trocentas amigas lindas e gordinhas. Uma delas agora acabou de se submeter à cirurgia de redução de estômago, pois não conseguia mais controlar o aumento de peso. No caso dela, muito linda e bem resolvida, foi mesmo por uma questão de saúde, afinal estava entrando no perigoso círculo da obesidade mórbida. Mas sei que, lá no fundo, também rolou um pouco de pressão estética. De querer se adaptar ao padrão imposto. Apoiei sua decisão pq sei o quanto isso a estava afetando, tem uma hora que ninguém dá mais conta, verdade seja dita. Ela é uma jornalista super competente, já foi até apresentadora de tv! Claro que ultimamente só trabalhava nos bastidores. Alguém já uma gordinha na bancada de um telejornal nacional? 

Valha-me Deus! Nem sei mais o que dizer. Sei que peso também tem muito haver com genética e existem mil fatores que complicam a questão, que nem de longe é simples. Provavelmente vou acabar ofendendo alguém (não ando numa fase boa...) que gosto por conta desse post. Não sou exemplo nem modelo de vida saudável para ninguém. Adoro um refri, como fast food, me atraco num churrasco de ovelha como se o armagedon fosse chegar em poucos minutos, sou fã de sorvetes, não vivo sem um doce e além de tudo sou uma chocólatra assumida! Não estou aqui para dar sermão de nada. Cada um sabe da sua vida, que faça suas escolhas. Se possível com um pouco de equilíbrio. Tá gordinha, saudável e feliz? Perfeito! Acha que precisa emagrecer (ou engordar) - seja por uma questão de saúde ou vaidade pessoal - vai nessa! Procure um médico, entre de cabeça nos exercícios e controle a alimentação. O resultado aparece, é uma simples questão de causa  e consequência. E de paciência! Me disseram que o corpo e a mente leva 40 dias para se acostumar a uma nova rotina, seja ela qual for.

A escolha é SÓ sua, afinal o peso, a saúde e a vida é sua.

Um comentário:

  1. Your report prоѵіԁes proven helρful to
    mе. It’s very uѕeful and you're simply certainly very well-informed in this region. You have got opened my own eyes to be able to different opinion of this specific subject along with interesting and reliable written content.

    Also visit my web blog ... www.seofriendly.net

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...