terça-feira, 4 de setembro de 2012

Carta aberta ao jornalista Chico Pinheiro


Espero que o senhor tenha tido a oportunidade de assistir ao quadro “SOLETRANDO” no programa Caldeirão do Huck, no sábado, dia 25 de Agosto, coincidentemente o dia que se comemorava o Dia do Soldado, data em que se homenageia a figura de Duque de Caxias, insigne herói e patrono do Exército Brasileiro, 1ª instituição em credibilidade nas diversas pesquisas realizadas no Brasil.


O programa é da mesma emissora que lhe paga para você destilar o ódio e falar o que quiser, mesmo que para isso tenha que atacar e vomitar raiva, como fez recentemente,no tele jornal BOM DIA BRASIL, em matéria sobre o resultado do IDEB, onde das 30 melhores escolas públicas do país, DEZ SÃO MILITARES.



Ali, o senhor fez o que pode para atacar e tentar desmerecer a posição de destaque alcançada por Colégios Militares do Exército e da Polícia Militar. Só não conseguiu porque Rodrigo Pimentel,ex-aluno do Colégio Militar e mesmo sendo atacado por você, soube defender a instituição que tão bem conhece.



Pois bem, no referido programa, acima citado, dois jovens alunos, um menino de Recife e uma menina de Manaus, travaram uma batalha cultural, poucas vezes vista naquele programa, demonstrando enorme conhecimento da nossa língua portuguesa. Passaram mais de vinte minutos, soletrando e acertando diversas palavras, que segundo o Professor Sérgio Nogueira, eram palavras dificílimas e pouco usuais no nosso dia-a-dia.



Depois de muito tempo a menina errou uma palavra e foi desclassificada. E o que isso tem com o assunto de escolas militares. É que os dois jovens são alunos de Colégios Militares do Exército. A menina é do Colégio Militar de Manaus e o garoto é do Colégio Militar de Recife.



Assim como no IDEB, eles passaram por um concurso e uma avaliação nacional. Ultrapassaram e venceram vários concorrentes, por seus méritos e por sua formação chegaram à semifinal do programa Soletrando, sendo que o rapaz, ao vencer sua concorrente, já está nas finais do programa.



Diferentemente do que o senhor falou no BOM DIA BRASIL, nos Colégio Militares não é do tipo: “eu mando e você obedece”. Isso chama-se muito estudo,disciplina e hierarquia, que deve existir até no seu emprego. Experimente chegar atrasado, drogado, ou bêbado, na Globo, na hora de apresentar seu jornal, ou ainda, fale mal do seu chefe e veja o que vai acontecer.



Isso não é militarismo, é disciplina e hierarquia, que serve para todos os segmentos da sociedade e de nossa vida. Nos Colégio Militares os professores não faltam, não fazem greve, cumprem horários. Os alunos também cumprem os horários e respeitam os mais velhos, principalmente os professores.



Falo em meu nome, mas tenho certeza que os militares acham que você não precisa falar bem deles e de suas organizações militares em seus programas, mas pedem e exigem que o senhor respeite, elogie e concorde com o que diz o Ministério da Educação,Órgão Federal do Executivo, do QUAL FIZ PARTE COMO FUNCIONÁRIA DURANTE 30 ANOS DA MINHA VIDA, no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais, Nível Superior, que faz parte de um governo que deve ter a sua matiz e que não deve ser contestada: o ensino nos colégios, administrados pelos militares, está entre os melhores do país.



Por que o senhor não desfila o mesmo ódio pelos "maus feitos" ocorridos nos segmentos do governo, tais como "mensalão", "dinheiro na cueca" e tantos outros desvios de condutas de políticos ligados ao governo.



O resto é demagogia e incompetência, inclusive de quem ignora isso ao noticiar essa verdade em rede nacional de televisão.



Por coincidência nesse sábado, 1 de setembro, mais um jovem se classificou para as finais do Soletrando e sabe onde ele estuda, no Colégio Militar de Porto Alegre.



Como disse Luciano Huck, no programa de ontem:



- "Teremos uma final do Soletrando, com três alunos só de Colégios Militares do Exército.



É isso aí, seja pelo menos coerente e pense antes de tecer comentários e opiniões que só dizem respeito ao senhor mesmo.

by Maria Helena ---> Professora, Pedagoga, Bacharel em Direito,
 Pós-Graduada em Gerenciamento e Administração de Recursos Humanos.




O vídeo da reportagem em questão:

27 comentários:

  1. Nao entendo que que esse povo tem contra hierarquia e regras... Se os "chefes" forem competentes e as regras justas, qual o problema? Nao da pra viver em anarquia!

    E no Brasil tudo que tem a palavra "militar" vem manchado com o golpe de 64, parece que eh sempre ruim, sempre!

    ResponderExcluir
  2. Bom,vou defender o Colégio Militar de Porto Alegre, onde não tive a oportunidade de estudar mas amigas próximas da época que foram alunas lá, passaram no vestibular sem sequer fazer cursinho-e passaram na UFRGS.Eu sempre estudei em colégio público,fiz cursinho e não me considero burra,mas só passei na PUC. Adoraria ter feito o Colégio Militar!
    A propósito:7 das 50 melhores universidades do país são gaúchas, estando a UFRGS em QUARTO lugar e a a PUC na posição 16, dentre as 50..No topo da lista estão a USP,a UFMG e a UFRJ,nessa ordem...

    ResponderExcluir
  3. Esse Chico Pinheiro gosta de ser engraçadinho e por isso mesmo não assisto o jornal. Vive falando besteira e para aparecer contraria os colegas de trabalho. Assistia quando era o Renato Machado que apresentava; um jornalista sério de grande credibilidade.
    Mesmo sabendo que muita gente não levou o "Aparecido" Chico Pinheiro à sério. Fui saber onde ele estudou e de quebra fiquei sabendo que seu pai foi vereador por cinco vezes consecutivas em Belo Horizonte - se para os antigos isso se parecia com prestígio, para mim tem outro nome, ainda mais naquela época... Também achei o vídeo no youtube com a matéria do Bom dia, que prova que além de preconceituoso, ranço do tempo em que Chico era estudante e vivia sob a tutela do seu pai, ele foi deselegante com Rodrigo Pimentel, precisando da Renata interferir.

    ResponderExcluir
  4. Assisti e fiquei indignado com tamanha idiotice esse sujeito falou... Tenho um filho que estuda num Colégio Militar e sim, posso dizer que agora sei o que é um ensino de qualidade... Não tem nada de "eu mando e você obedece" seu infeliz, o que existe está muito bem dito na carta acima... Dê opiniões sobre os assuntos que por ventura o Sr domina e fique calado nos demais assim, fará um grande favor a todos...

    ResponderExcluir
  5. Sou ex-aluno do Colégio Militar de Juiz de Fora. Alguém tem o vídeo desta reportagem para compartilhar?

    ResponderExcluir
  6. Sou ex-aluno do colégio militar do Rio de Janeiro e achei esse post uma das coisas mais infudamentadas que li. Tenho muito orgulho da minha educação, mas se o autor desse post também foi estudante de lá, tendo a desconfiar das minhas bases.

    ResponderExcluir
  7. Aliás, usar o sletrando como referencial de excelência acadêmica? Sério?!?!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo das 16:53,
    O post não é lá muito bem escrito, provavelmente receberia algumas gaivotas vermelhas de qualquer professor de CM. Acho que a autora não foi aluna de nenhum colégio militar, basta ver que já deve estar aposentada (30 anos de Min. da Educação), e portanto não pegou a abertura dos CMs para meninas.
    Soletrando como referencial?
    Bem, dizer o quê: Estamos no Brasil il il il. Isso explica?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo das 16h e 53 min, você é burro e não entendeu direito o que leu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, oi!
      Calma... acho que ele entendeu sim, só não gostou da redação em si. Que realmente tem falhas, mas nada que estrague o conteúdo da mensagem.

      Excluir
  10. Esse jornalista é um poeta 5 estrelas quando está com a boca FECHADA. Quando eu acho que alguém é ignorante, eu tenho plena certeza de tal fato quando esse alguém quer dar pitaco infundado em assunto sobre o qual nada entende. Eu admirava esse jornalista. Não mais. Depois dessa gafe, até o Datena me parece ser mais inteligente do que esse cara....

    ResponderExcluir
  11. Olha, detesto ser aquela que vai contra a corrente mas... eu me pergunto se o pessoal viu o video inteiro ou sò leu a carta da senhora Maria Helena. Porque assim, ela começa o texto falando de òdio, raiva, e sinceramente, no video nao vi nada disso.

    Minha opiniao? Com certeza as escolas sao boas, disciplina è necessaria, os militares estao de parabens... mas, sinceramente, todo esse bafafà por dois ou tres comentarios que Chico Pinheiro fez è muito aue inutil pro meu gosto.

    E depois, em nenhum momento ele negou a excelencia da escola, ao contrario, disse que "o segredo" da escola deveria ser usado em todas as outras escolas publicas.

    Entao assim, essa senhora Maria Helena que me perdoe, mas pra mim quem tà cheio de màgoa è ela.

    ResponderExcluir
  12. O que este tal de Chico Pinheiro é afinal? Um simples e somente apresentador de de jornal ou jornalista e simplesmente mais nada. Não tem direito e muito menos capacidade de julgar. Seria bem mais útil com a boca calada.

    ResponderExcluir
  13. eu nao vi o video do Chico Pinheiro, mas achei a carta da Maria helena muito bélica e cheia de raiva. macaco senta no rabo e fala do rabo alheio?

    ResponderExcluir
  14. Sem querer entrar no mérito da qualidade e excelência de ensino dos colégios militares, mas ser finalista de um programa de TV é o que qualifica um aluno que cursou um colégio militar? Meus filhos estudaram em instituições civis, esolas públicas e foram aprovados em vestibulares. Um fez duas faculdades, Geografia e Direito. O outro fez Medicina, especialização e agora faz mestrado. Eu os considero bons cidadãos, cumprídores dos seus deveres, mesmo sem terem sido formados em escolas militares. Espero que esse debate não vire uma "guerra santa", tal como temos nas religiões.

    ResponderExcluir
  15. O governo atual vai procurando acabar com os Colégios Militares de todas as formas possíveis. Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram impostas COTAS para os estudantes de Colégios Militares e outras instituições que possuem alguma avaliação para o seu ingresso. Agora a premiação NÃO É MAIS SÒMENTE POR MÉRITO. Os colégios que fazem algum tipo de seleção (Colégios Militares, CAps etc,..) só tem direito a 20% das medalhas de ouro. Assim, não se sabe se o medalhista da OBMEP a conquistou de fato ou se ele é um dos COTISTAS que esse governo usa como massa de manobra.

    ResponderExcluir
  16. Hoje tive a satisfação de assistir ao Chico Pinheiro pedindo desculpas em rede nacional kkkkkk adorei .... quem não viu perdeu, ele estava todo sem graça....

    ResponderExcluir
  17. CHICO PINHEIRO não é jornalista e nem reporter. É um papagaio travestido de engraçadinho. Não sou militar, não estudei em escolas militares mas adoraria ter tido a oportunidade de viver o que esses jovens brasileiros estão vivendo: ensino de qualidade em instituições renomadas e que prezam por excelência e disciplina... coisas que faltam no nosso sistema educacional.
    HOJE Chico Pinheiro pediu "desculpas" - camuflada entre comentários - ao vivo e a cores no Bom dia Brasil pelas bobagens que falou. E de fato, ele não só foi indelicado com o Pimental e a Renata mas com todos os que assitistiram o Jornal naquela data. Ele é raso e mediocre. Não sei o que faz naquela bancada de TV.

    ResponderExcluir
  18. Esse debate não é pra discutir o mérito dos ALUNOS dessa ou daquela escola. Com certeza temos no país inúmeros exemplos de bons cidadãos cumpridores de seus deveres que são excelentes profissionais formados em escolas públicas. O que está em voga é da qualidade do MÉTODO utilizado nos COLÉGIOS de administração MILITAR que os tornam destaques, já há algum tempo, em todas as pesquisas que visam "medir" a qualidade de ensino neles praticados. Pelo que vejo nos comentários deste jornalista, existe uma necessidade em desmerecer a metodologia aplicada (sem conhecimento de causa, pois quem tem acesso aos CM´s sabe que a acusação que ele faz é infundada)pelo simples fato de possuir ideologia e preconceitos, contrários ao militarismo. Esse tipo de hipocrisia, que não se importa com a eficiência e resultado, de valorizar apenas o que é moderno ou de querer compensar a incompetencia do ensino público (sistema de cotas)é que nos faz merecedores desta vergonhosa posição no ranking de qualidade de ensino público entre os países do mundo.

    ResponderExcluir
  19. My brother recommended I may like this website. He was entirely right.
    This put up truly made my day. You cann't believe just how much time I had spent for this info! Thanks!
    My web site > free online casinohttp://

    ResponderExcluir
  20. "O escritor curto em ideias e fatos será, naturalmente, um autor de ideias curtas, assim como de um sujeito de escasso miolo na cachola, de uma cabeça de coco velado, não se poderá esperar senão breves análises e chochas tolices." (Rui Barbosa – A Imprensa e o Dever da Verdade, 9).
    Chico Pinheiro fez a sua breve análise do que são os colégios militares; a professora fez uma breve análise do comentário do Chico; nada mais justo.

    ResponderExcluir
  21. Que post rancoroso e cheio de erros! Só o que faltava: basear-se em um "Soletrando" para justificar o rancor. Quer discordar do jornalista, discorde: é seu direito. Mas faça-o com bom senso e sem histeria.

    ResponderExcluir
  22. Chico pinheiro é um esquersopata escoroto e sem moral
    Não é atoa que ja foi corno
    Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...