sexta-feira, 15 de junho de 2012

Amor aos pedaços: QUESTIONAMENTO

Como acabei neste relacionamento?
Quem nunca parou para se questionar... 
O que estou fazendo aqui? Como vim parar nessa história? Quem é essa pessoa ao meu lado? Onde foi parar aquele amor todo? O que aconteceu comigo? As promessas e juras feitas? Quando foi que nos perdemos? Quando começamos a questionar nossos sentimentos? 
E afinal... amor, o mais nobre dos sentimentos, pode ser questionado? 
Não sei se pode, mas deveria ser. E muito bem questionado. Por todos, sempre que necessário. O amor - entre dois seres falíveis e humanos - pode até ser nobre, mas não é absoluto, tampouco imutável, poucas vezes eterno. Tem seus senões, tropeça e tropica... nos leva ao chão com a mesma facilidade com que nos eleva ao sétimo céu. Amar é comprar uma passagem - só de ida - para uma longa viagem de montanha russa. Tem que ter estômago. Tem que ter coragem. E tem que estar preparado para supresas, boas e más. 
Lembro-me de ter ouvido muitos conselhos acerca do amor, alguns deles foram muito úteis... descobri com o tempo. 

"Não se compra nem se leva para casa carro sem fazer um test drive, que dirá um marido. Teste e não se esqueça de tirar a prova dos nove depois." Disse meu pai, prático e cartesiano.
"O que é do homem (ou da mulher, no caso) o bicho não come, não se preocupe." e "Quem decide somos nós, a hora que começa e quando termina. Sua vida, seu coração, sua escolha." Disse minha mãe, sempre segura e senhora de si.
"Ele não é mais seu príncipe encantado? Que bom! Talvez agora você possa aprender a amar o homem real." Disse minha madrinha Vera, que sabia que decepções nos ajudam a crescer.
"Eu não preciso dele, mas o amo." Disse a mim mesma, algumas vezes ao longo do caminho.

Quem se envolve nessa brincadeira perigosa chamada amar... acaba por se machucar ou ferir alguém, vez por outra. Não há como evitar a dor que surge sem ser convidada, mal educada ela aparece e nos coloca em cheque. Pode ser uma grande dor - daquelas abrir um buraco no coração - ou pode ser apenas aquelas pequenas incomodações que vão se acumulando no dia a dia. São provas para saber que o tal do amor realmente está lá. Sei não, mas sem desmerecer os grandes dramas que todos viveram - quem não tem suas histórias? - acho que duro mesmo é suportar os tempos de calmaria... aquela fase morna, mais parada que água empoçada, onde tudo fica estagnado. E, na falta de altas emoções, um começa a implicar com o outro, a buscar defeitos ou valorizar problemas que na verdade são pequenos. Não é fácil amar enquanto vagamos na zona da semifelicidade, da mesmice, das pequenas mesquinharias, sob o império do tédio. Um amor que sobrevive aos dias de marasmo é um amor de verdade, poucos se dão conta disso. 
Para duas pessoas estarem juntas hoje só é necessário amor, nada mais nem além. Não há aliança, papel passado em cartório, desculpa ou razão social que possam forçar a continuidade  de uma relação. Homens e mulheres vivem nos dias de hoje uma liberdade sem igual, podendo fazer (ou deixar de fazer) o que bem entenderem de suas vidas. Só ficam e permanecem juntas se querem, se há amor. E, se este tal de amor ainda vale a pena. Porque há sim amores... que não merecem mais ser vividos.
Isso não é amor, é só um relacionamento doentio.
É aí então que cabe o questionar, sempre é interessante se perguntar até onde vou por amor. Quais meus limites? Não acho saudável um amar sem limites, que o digam todos que já sofreram ou sofrem por um amor doentio. O amor também pode virar uma enfermidade, uma patologia. Nesses casos, o sofrimento não vale a pena. De jeito nenhum! Por maior que seja o amor, há pedras - pedreiras - que não foram feitas para serem carregadas. É um esforço em vão. Melhor abrir mão do que morrer tentando... sim, tem gente que termina morrendo - seja metafórica ou literalmente falando - de tanto amar. Não recomendo a ninguém bancar a dama chorosa de romances antigos que se martiriza e tudo aguenta sem questionar, está fora de moda. Esse tempo já passou.
Acredito em amor, em felicidade e acima de tudo creio em quem escolhe amar e ser feliz. O amor até pode trazer dias difíceis, mas essencialmente foi feito para nos elevar, sua maior qualidade é justamente trazer a tona o que temos de melhor, nossa capacidade de colocar a felicidade de um outro alguém acima do nosso natural egoísmo. É querer ser o motivo do sorriso no rosto e do brilho no olhar daquele que amamos. Mas isso desde que seja uma via de mão dupla, em que ambos estejam empenhados no ato de amar. Pois amar é sim um ato, ou melhor são vários atos... de doação, entrega, renúncia, apego e até de desapego. Só quem abriu mão de um amor e o deixou livre para voar sabe como é duro esse momento. Do mesmo modo que não tem alegria maior do que ouvir o outro dizer que não partirá já que ali é seu lugar e que o ama mais que tudo. Amor que não corre riscos, que não foi posto em teste... é pouco mais do que uma paixão fugidia, fugaz e fraca, não se sustenta. Amor para valer é livre, permanece, cresce e segue vivo justamente por esta liberdade de escolha... de saber que poderia ir e estar com qualquer pessoa, mas prefere estar ali. 

A sorte é que gosto de montanha-russa.
É esse o amor que desejo para todos, um que mesmo sendo questionado, continue vivo e válido. E que mereça ouvir sempre um grande SIM no fim da discussão entre o cérebro e o coração. 
Um amor que dance coladinho ao som daquela música, ou daquelas músicas... que marcaram seus grandes momentos. Pouco importa o ritmo ou o cantor, pode ser Cazuza em "... é preciso dizer que te amo, te perder ou ganhar sem engano...", ou o rei em "... nunca se esqueça nem um segundo, que eu tenho o amor maior do mundo, como é grande o meu amor por você...", até o hit dos irmãos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano: "... você é minha doce amada, minha alegria, meu conto de fadas, minha fantasia, a paz que preciso para sobreviver...", ou a tia Rita em "...a gente faz amor por telepatia, no chão, no mar, na lua, na melodia...". Um amor tem que ter trilha sonora, é obrigatório.
Um amor  que não tenha medo de enfrentar seus dilemas e de apostar no final feliz. 
Um amor que seja  alimentado pelo  bem e que espalhe o bem. 
Um amor que traga paz tanto quanto nos enlouqueça. 
Um amor que desperte o nosso lado mais brega sem vergonha... já que o amor de verdade é o maior dos clichês bregas. 
Um amor que deseje com ardor e que também caminhe em terra firme. 
Um amor que ande de mãos dadas e que faça tudo o mais perder o sentido. 
Um amor que sobreviva ao dissabores e picuinhas. 
Um amor que supere as ilusões e as contas que não fecham no final do mês. 
Um amor que ande de montanha-russa apesar do temor, basta isso... um único e verdadeiro amor, para a vida inteira valer a pena.
Um brinde aos amores que persistem apesar dos questionamentos!
Um amor como o que estava descrito no cartão que ganhei neste dia dos namorados... "Nossa história de amor daria um filme... com final feliz e direito a Oscar!" 


(este é mais um post oferecido por... Luz da Luma - yes party, participem e prestigiem a Blogagem coletiva:http://luzdeluma.blogspot.com.br/ )

10 comentários:

  1. Vale dizer que um amor não tem medo do ridículo? Pode até sentir vergonha, mas medo, NUNCA! Amor medroso não existe.

    Amor que tem medo de ir no Rodrigo Faro ou no Luciano Huck, não existe. Agora, amor que tem vergonha disso, pq acha que esse momento é tão especial, tão único, tão íntimo, que deve ser preservado na memória de pessoas MUITO BEM ESCOLHIDAS... Aí, sim, concordo que é amor.

    ** Pliiiiiiis, encham o saco do Fabiano no Face pra ele me pedir em casamento no Rodrigo Faro? Tou até piscando com olhinho do Gato de Botas do Shrek! **

    www.falagrasi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amor não pode ter medo, nem do ridículo... mas será que não é forçar muito a barra do menino. Vai que é demais para ele essa história de projeto Faro e talz?

    ResponderExcluir
  3. que lindo o texto!! E você nem imagina quantos foram os questionamentos em 17 anos de casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso imaginar um pouquinho, o meu tem 18 aninhos + 5 anos de namoro... obrigada pelo elogio.

      Excluir
  4. Uau Geiza! Completissima sua participação.
    Nem tenho muito mais para comentar pois tá tudo lá no texto!
    Mas essa questão aí, é rainha: Até onde vou por amor? Quais os meus limites dentro deste amor?

    Tchin-Tchin!!
    Um brinde aos amores que persistem apesar dos questionamentos!
    Beijo além-mar.
    Rute
    (se quiser espreitar já postamos a chamada para 5ªfase)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rute. Não sei pq mas achei que a BC terminava nessa fase... já via achamada para quinta e última fase. Pode contar comigo. Bjks.

      Excluir
  5. Nossa...é um texto com muitos questionamentos....O tempo serviu para amadurecer sobre alguns questionamentos de minha vida.Fez compreender que muitas vezes procuramos naquilo que não existe...que amor de filme ou de livro, existe ali somente, mas na dura realidade de nossas vidas não é assim...Algumas perguntas ficam guardadas para serem respondidas no tempo certo.Não quero saber, deixo-as lá.
    Quero um amor que me respeite, que seja cúmplice, que seja amigo acima de tudo e que eu possa confidenciar minhas dores, minhas alegrias e que goste de conversar, pois isso é que nos resta até o final de nossas vidas, quando dissemos um para o outro até que a morte nos separe.Agora se mudar daqui algum tempo, não sei, deixarei para responder quando acontecer....
    Paz e bem
    Participo da BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bel. Pois é, muito amor... muitas questões sempre. Vou dar uma olhada na sua BC tbm. Bjks.

      Excluir
  6. Caramba... nem tenho muito a acrescentar!! Seu texto está completíssimo, arrasou!! Gostei da força positiva que imprimiu no seu texto, talvez porque se sinta amada? Este é um brilho inefável que a certeza nos dá, nos insufla os ânimo e nos provém com força suficiente para vencer qualquer fase ruim da relação.
    Obrigada por participar e desculpe a demora em chegar no seu blogue. Eu contei o que aconteceu no meu final de semana para que ele ficasse bem tumultuado, lá no blogue.
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida
    Questionar é colocar o amor em cheque... gostei disso... legal!!!
    Demorei a passar por estar numa Missão há 3 meses sem ficar muito em casa...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...